
Bem-vindo
-Registros da equipe Atlética Olímpica.
-Matérias : (míni-biografias) performances de atletas corredores: velocistas, meio-fundistas, fundistas e maratonistas.
-Colunas escritas: por atlétas, técnicos, treinadores,professores,dirigentes e profissionais ligados à area desportiva.
-Publicações: ref. saúde(qualidade de vida), informações desportivas com pesquisas direcionadas e tudo que estiver relacionado com o pedestreanismo.
Esta é a nossa proposta. Esperamos que a criação deste venha somar-se ao atletismo (corridas de rua) contribuindo com o desenvolvimento desta modalidade em nosso país.
Bom,acesso.
27 de mai. de 2010
Saúde (as plantas curam)
Matéria publicada por:: Conceição Trucom ::
Um agente Alcalinizante, Mineralizante e Bactericida
O limão é uma fruta cítrica, porque ele contém cerca de 6% de ácido cítrico em seu suco. Ou seja, em cada 100 gramas de suco fresco e puro de limão, temos cerca de 6 gramas de ácido cítrico e citratos, que são os sais do ácido cítrico.
Tal concentração de ácido cítrico ocorre em qualquer uma das suas variedades. Ou seja, não importa se ele é o limão verdadeiro que é o Siciliano, se ele é rústico como é o caso dos limões Cravo, Rosa, Capeta ou Vinagre, se ele é um limão enxertado como é o caso do Tahiti ou se é o limão Galego.
E este teor de 6%, considerado o mais elevado de todas as frutas, o diferencia das demais frutas cítricas, porque as laranjas, tangerinas e pomelos, apesar de serem frutas cítricas, apresentam na composição de seus sucos (fresco e puro) a concentração média de 0,6% de ácido cítrico e citratos. Ou seja, cerca de 10 vezes menos que seu especial colega de classe, o limão.
Terapeuticamente falando, o ácido cítrico e um ácido orgânico e tricarboxílico que, dentro da química e do organismo humano, é um agente tamponante e alcalinizante, ou seja, ele tem o poder de estabilizar uma condição levemente alcalina em todos os líquidos corporais, seja no sangue, na linfa, no líquido crânio-sacral ou nos líquidos intra e extra-celulares.
E, o que é mais importante, essa estabilização levemente alcalina dos líquidos corporais, que é um pH entre 7,36 a 7,42 é; metabolicamente falando, a condição ideal para todos os processos orgânicos acontecerem da forma mais equilibrada e harmônica. Ou seja, saúde, preservação e prevenção.
Em síntese, o limão tem o poder de realizar uma reengenharia da qualidade hídrica de todo o organismo, beneficiando assim o cérebro, pulmões, rins, sistema linfático, ou seja, imunológico; sistema nervoso, intestinos, fígado; enfim, todos os sistemas e órgãos vitais.
Assim, a partir do momento em que ingerimos o suco do limão, seja ele puro ou na composição com outros alimentos crus ou cozidos, inicia-se um processo de facilitação de alcalinização de todos os processos metabólicos.
Portanto, desfazendo enganos já muito arraigados entre todos nós, inclusive entre médicos e nutricionistas, o limão só pode ser reconhecido como um alimento ácido até o momento de ser ingerido, pois após sua ingestão, puro ou idealmente composto com outros alimentos, ele funcionará como um agente alcalinizante, condição esta que será tão mais constante, quanto mais diário e metódico for o consumo do limão via alimentação.
Pois, o ácido cítrico irá se combinar com sais minerais livres (biodisponíveis) à base de cálcio, magnésio e ferro, formando os respectivos citratos salinos, que conferirão o desejado pH ideal que é levemente alcalino.
Tal fenômeno explica uma outra importante propriedade terapêutica do limão, que é a de ser um agente de fixação de sais minerais.
Ou seja, quando desejamos melhorar aspectos da nossa saúde como anemia, osteoporose e vitalidade; portanto, aumentar a presença de ferro, cálcio e magnésio em nosso organismo, nada como fazer uso de alimentos ricos nesses elementos e associar o limão a eles.
Então, as folhas verdes são ricas em clorofila, magnésio e ferro, as raízes são ricas em todos os sais minerais, e por isso vem a indicação dos sucos desintoxicantes; sugiro sempre o introdução do limão junto com estes ingredientes no seu preparo.
Mas, existe uma frase clássica sobre o limão que tem muito fundo de verdade: O limão é um antibiótico natural.
Muitos podem pensar que este poder está na sua Vitamina C. Ledo engano. O suco do limão é relativamente pobre em vitamina C quando comparado com laranjas, tangerinas, acerola, goiaba e kiwi. Mas o mais curioso é que o limão tem 5 vezes mais vitamina C na sua casca: 150 mg/100g do que no seu suco 20-50 mg/100g.
Saiba mais sobre a casca do limão e todas as suas qualidades terapêuticas no texto A Vitamina P do Limão (link no final do artigo).
Mas, a explicação deste poder bactericida e antibiótico do limão está, novamente, no seu elevado teor de ácido cítrico. Um fato bem real é que, na indústria alimentícia, o ácido cítrico e seus citratos, são maciçamente usados como conservantes naturais. Ou seja, são usados para evitar o crescimento de bactérias, bacilos e fungos. Portanto, o ácido cítrico é um bactericida de alimentos e produtos industrializados.
Assim, quando temos uma mucosa ferida, seja ela interna ou externa, um bom procedimento é tratar com o suco fresco de limão.
Enganam-se aqueles que acreditam que o limão faz mal ao estômago. Na verdade, ele é um alcalinizante de distúrbios ácidos do estômago, além de ser um cicatrizante de mucosas lesadas e um excelente bactericida natural.
Como prova, a milenar Medicina Ayurvédica trata todos os problemas digestivos com preparados a partir do limão. E, algumas das receitas destes preparados vocês podem acessar no texto Limão para tratar o Sistema Digestivo (link no final do artigo).
Fecho com uma dica importante: todas as pessoas que desejam ser saudáveis, principalmente gestantes, crianças, adolescentes e os da terceira idade, devem consumir diariamente sucos contendo folhas verdes (couves, hortelã, salsa, capim cidreira, alfaces, etc.), sementes (linhaça, girassol, abóbora, gergelim, etc.) e raízes cruas (cenoura, beterraba, bardana e inhame), mas sempre associadas com o limão. Agora vocês já sabem vários dos motivos:
- Alcalinizar o organismo fortalecendo o sistema imunológico;
- Ajudar na fixação dos sais minerais como os de ferro, cálcio e magnésio;
- Cicatrizar mucosas e;
- Combater bactérias e demais microorganismos oportunistas.
Adão Garcia Téc./fund.da Equipe
Matérias Publicadas" Destaques"
Atletas que representam a equipe
Atleta Profissional
Especialidade: (fundista e maratonista)
_________________
As dez principais conquistas:
Campeã Geral femenino.
__________________
1)Maratona Internacional Três Cidade da Patagônia-Ar.-2000
2)50km.Cidade de Rio Grande-Br.2005
3)Maratona Internacional de Curitiba -Br 2005
4)50km.Cidade de Rio Grande-br.2006
5)Maratona de Blumenau-Br2006
6)50km.Cidade de Rio Grande-Br.2007
7)Maratona Internacional das Àguas-Br.2007
8)50km.Cidade de Rio Grande-Br.2008
9)Maratona Internacional de Rosario-Ar.2009
10)Maratona do Fogo-Br.2009
_______________________________________
Próxima competição: Maratona Internacional do Rio de Janeiro dia 18/07/10
Contatos: atleticaolimpica@ig.com.br, ilainewandscheer@yahoo.com.br
Tel/fax(55)34337053
--------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------
-Burgo Pahim Lopes-
_______________
Atleta Amador (maratonista)
Próxima competição: Maratona Internacional do Rio de Janeiro dia 18/07/10
Contatos: atleticaolimpica@ig.com.br
Tel/fax.(55)34337053
Registro e Divulgação dos Patrocínadores-Apoiadores e Colaboradores em 2010
Atletas: Ilaine Wandscheer e Burgo Pahim Lopes,
receberam em 16/02/10, apoio da prefeitura de Itaqui, com passagens de ida e volta de ônibus pra Cidade de Rio Grande,RS. para participarem da Ultra-Maratona 50km.
____________________________________________
Atleta: Burgo Pahim Lopes
Recebeu apoio do "Peão Carteiro"em 16/02/10, com o pagamento da inscrição na Ultra-Maratona 50km.
____________________________________________
Atleta: Ilaine Wandscheer, recebeu em 18/05/10, apoio da prefeitura de Itaqui com passagens ida e volta de ônibus para Porto Alegre, para participar da XXVII Maratona Internacional de Porto Alegre.
____________________________________________
Atleta-Ilaine Wandscheer
Os organizadores da IX Maratona Internacional da Bandeira, que será realizada dia 21/06/2010, em Rosario,Argentina. Confirmaram apoio com passagens,hospedagem,alimentação e inscrição para à atleta participar da competição.
____________________________________________
Categorias/Marcadores
- Apoio e Patrocínio (1)
- Apresentação (1)
- ATLETAS (4)
- Coluna do Esporte (1)
- Cultura Esportiva Popular (1)
- História da equipe (2)
- Ilaine Wandscheer (4)
- Olimpíadas (3)
- Reflexão (2)
- Resultados/Competição (2)
- Saúde (1)
- Técnicos (1)
Primeiros Socorros
O que é necessário ter na
Caixa de Primeiros Socorros:
- Óculos
- Elástico
- Curativo
- Lápis
- Borracha
- Chiclé
- Chocolate Kiss
- Saquinho de chá instantâneo
PARA QUÊ?!
VEJAMOS:
ÓCULOS
Para lembrar de
“ver” nos outros
todas as qualidades
que eles têm...
ELÁSTICO
Para lembrar de ser
flexível, já que as
coisas e as pessoas
nem sempre são
da forma que
queremos que sejam.
CURATIVO
Para ajudar a
curar aqueles
sentimentos feridos,
tanto os seus como
os das outras pessoas.
LÁPIS
Para que registre
diariamente tudo
o que lhe acontece de bom
(e são muitas coisas...)
BORRACHA
Para se
lembrar que todos
nós cometemos
erros e temos a
oportunidade
de corrigi-los.
CHICLÉ
Para lembrar-se de “grudar”
nas pessoas que são
realmente importantes na
sua vida e que o dia-a-dia
pode fazer esquecer...
CHOCOLATE KISS
Para que se lembre
que todo mundo precisa
de um beijo,
de um abraço e uma
palavra de carinho
diariamente...
E finalmente o SAQUINHO DE CHÁ ...
Para quê?!
Para que, no final do dia, descanse,
relaxe e reflita sobre o que falta
na sua caixinha de primeiros socorros.
Talvez para o MUNDO
você seja apenas “ALGUÉM”,
mas para “ALGUÉM”
você, com certeza, é
“TODO O SEU MUNDO”!
DEPOIS DE LER TUDO ISTO, TEM DUAS OPÇÕES:
- Compartilhar esta Caixa de Primeiros Socorros com as pessoas que são importantes para você...
ou
- Esquecê-la e guardá-la só para
si, fazendo de conta que ela não é importante...
Nenhum comentário:
Postar um comentário